Febre Amarela: saiba mais sobre o assunto

Causada por um vírus e transmitida através de picadas de mosquitos, a febre amarela é uma doença infecciosa. Ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, somente através da picada do Aedes Aegypti (em áreas urbanas) ou Haemagogus (em áreas silvestres). Para contrair a doença através da picada dos mosquitos, estes insetos precisam estar contaminados pelo vírus.

O inseto se contamina ao picar uma pessoa já portadora do vírus. Em alguns casos, a contaminação ocorre após picar um macaco contaminado. Então, esse mosquito passa a carregar o vírus. Quando ele pica uma pessoa que nunca tomou a vacina contra a febre amarela ou que nunca contraiu a doença antes, ele a contamina.

A febre amarela causa vermelhidão na pele e hemorragias. Também é comum surgirem dores nos músculos e na cabeça, febre alta, falta de apetite, náuseas seguidas de vômitos e fraquezas. Esses sintomas geralmente duram três dias. Em uma fase mais avançada da doença, o fígado e os rins podem ser comprometidos, assim como podem ocorrer hemorragias.

Geralmente as pessoas desenvolvem a forma mais leve da doença e têm uma boa recuperação. Há casos em que a doença é mais severa e requer internação e cuidados mais específicos. Também há casos em que a doença é fatal.

É importante atentar-se aos sintomas e buscar ajuda médica o quanto antes. Somente um médico poderá dar um diagnóstico preciso e indicar a melhor maneira para que a doença seja combatida.

Lembre-se: a febre amarela urbana pode ser evitada, desde que tenhamos responsabilidade para combater o mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue). É importante fazermos a nossa parte não deixando água parada em locais propícios para a proliferação do inseto.

Imagem cortesia de SweetCrisis em FreeDigitalPhotos.net

 

Compartilhar:
Somos uma empresa especializada em Seguros e Benefícios. Conte sempre conosco!Cotação Online