As pessoas têm uma resistência muito grande quando o assunto é ir ao dentista. Por razões diversas, elas fixam em mente que estar em um consultório odontológico é sinônimo de dor. Na maioria das vezes este medo é reflexo do tratamento preventivo não realizado, pois, como se sabe, quando o acompanhamento odontológico não é feito corretamente, a tendência é que problemas apareçam e “correr para o dentista” já com dor no dente torna o medo ainda maior. Mas é preciso evidenciar que os profissionais de odontologia são os “mocinhos” e não os “vilões” da história. Além disso, eles realizam um trabalho incrível que é manter nossos dentes sempre lindos e saudáveis. Mas, claro, nós também temos que fazer a nossa parte.
Se ir ao dentista fazer uma única limpeza nos dentes já causa receio, quando o assunto é tratamento de canal as pessoas entram em pânico. Mas, então, o que é o tratamento de canal? Ele realmente causa tanta dor assim?
A Endodontia é a especialidade que trata dos canais. Ela estuda a polpa dentária (estrutura interna dos dentes, onde estão vasos sanguíneos e nervos), que, para que haja necessidade do canal, a polpa deve estar exposta ou inflamação devido a um avanço de uma cárie no dente. Por se tratar de uma cárie onde não se pode simplesmente remover a zona corrompida e realizar uma simples obturação dentária, o tratamento de canal é indicado. Há outras razões que fazem o tratamento de canal necessário como, por exemplo, as fraturas. Em sua grande maioria, o tratamento de canal se dá por cáries em estágios avançados e por fraturas que fazem com que a polpa fique necrosada e necessite ser removida o quanto antes.
Atualmente há muitos recursos para que o tratamento de canal seja realizado, trazendo maior tranquilidade e conforto para os pacientes. Além disto, há anestesias que os dentistas aplicam antes de começar o procedimento, o que já ameniza o incômodo e dor. Então, ainda que a dor surja, não é nada exorbitante e impossível de aguentar. A tecnologia vem avançando cada vez mais e ela também se faz presente nos consultórios odontológicos que, por causa de tais tecnologias, estão realizando procedimentos dentários mais eficientes e com menos dores.
Duração do Tratamento
O tempo de duração do tratamento pode variar. Há a possibilidade de o canal ser iniciado e finalizado em um único dia, mas também há casos em que a lesão no dente é mais extensa e requer mais tempo para que o canal seja terminado. O tempo não é o principal fator do tratamento, mas sim a forma como ele é conduzido. Afinal, a saúde do seu dente depende de um tratamento bem realizado, pois se o dente não for devidamente restaurado, problemas futuros podem surgir.
Ir ao dentista regularmente (pelo menos duas vezes ao ano) é de suma importância para que a saúde bucal não seja comprometida. Quanto ao tratamento de canal ocasionado por cáries, saiba que este pode ser evitado se as visitas periódicas forem feitas.
Não é necessário ter tanto medo de ir ao consultório odontológico, pelo contrário: deve-se ir regularmente a fim de que os dentes estejam em perfeitas condições. Ainda que os tratamentos possam causar um pouco de incômodo, saiba que não é nada se comparado com as dores que um dente não tratado pode causar.
A Chromo pode lhe ajudar a manter seus dentes sempre saudáveis e bonitos, basta entrar em contato conosco de pedir sua cotação!
Imagem cortesia de Patrisyu em FreeDigitalPhotos.net