A embolia pulmonar, também chamada de embolismo ou de tromboembolismo pulmonar, trata-se de uma ou mais artérias pulmonares que são bloqueadas. Esse bloqueio pode ocorrer devido à gordura, células de câncer, coágulo de sangue ou ar.
A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo proveniente das veias das pernas ou da pélvis se desprende e se hospeda em uma das artérias pertencentes ao pulmão, obstruindo, assim, o fluxo de sangue. É um coágulo também conhecido como trombose venosa profunda. Dependendo das dimensões do êmbolo, este pode causar morte imediata.
De início, os sintomas apresentados por quem está tendo embolia pulmonar são náuseas, dores agudas no peito, falta de ar, desmaios e até convulsões. Quando o quadro evolui, os sintomas podem passar para frequência cardíaca acelerada, tosse com aparecimento de sangue, suor excessivo, respiração acelerada e dificuldade para respirar.
Se os sintomas forem sentidos é importante procurar ajuda médica urgentemente. Com o seu plano de saúde o atendimento será realizado, exames serão feitos e um diagnóstico será dado. Após confirmação da embolia pulmonar, o médico do plano de saúde tomará as devidas providências para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, pois o crescimento do coágulo sanguíneo precisa ser evitado, assim como a formação de novos coágulos.
Geralmente o tratamento é realizado com remédios. Somente em casos mais raros que é necessária a intervenção cirúrgica ou procedimentos similares para que o coágulo seja retirado.
Imagem cortesia de Dream Designs em FreeDigitalPhotos.net