A tireoide é uma glândula que fica no pescoço. Ela é quem regula algumas incumbências importantes do coração, rins, cérebro e fígado. Os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) são produzidos pela glândula tireoide e jogados na corrente sanguínea para que o organismo esteja em bom funcionamento. Além disto, a tireoide também age no crescimento, fertilidade, peso, ciclo menstrual e condição emocional.
Se por ventura a tireoide não estiver em pleno funcionamento, pode haver liberação de hormônios em demasiada quantidade dando origem ao hipertireoidismo, ou a liberação em taxas baixas demais, dando origem ao hipotireoidismo. Em ambas as circunstâncias a glândula sofre alteração de volume, provocando o seu aumento de tamanho – chamado de bócio.
Além do hipertireoidismo e do hipotireoidismo, algumas outras doenças podem surgir quando a tireoide não está em seu perfeito funcionamento, são elas:
Tireoidite: inflamação da tireoide.
Tireoidite Pós-parto: ocorre em um período até 365 dias depois o nascimento da criança. Tipo mais comum em surgir em diabéticas.
Tireoidite de Hashimoto: faz com que o próprio organismo produza anticorpos contra a tireoide, fazendo com que ela cresça.
Câncer de tireoide: a causa específica é desconhecida, mas geralmente acomete aqueles que têm histórico da doença na família, os maiores de 40 anos e os que foram expostos a radiação na cabeça, tórax e pescoço, durante a infância e adolescência.
Fique atento aos sintomas que indicam algo de errado com a sua tireoide: cansaço, sonolência, prisão de ventre, alterações no humor, aumento de peso, acúmulo de gordura, queda de cabelo, esquecimentos, dificuldade de concentração, desconforto no pescoço e garganta. Caso os sintomas surjam, procure imediatamente o médico do seu plano de saúde para que os devidos exames sejam realizados.
Imagem cortesia de khunaspix em FreeDigitalPhotos.net