Doenças mais Comuns no Inverno: saiba quais são e como preveni-las

Para alguns, um total tormento. Para outros, a melhor estação do ano. Assim é como o inverno é visto por nós, brasileiros, que já estamos acostumados com o clima mais quente que o nosso país nos proporciona.

É impossível negar que com o inverno chegam às comidas típicas da época e nos fazem “encontrar” uns quilos que perdemos durante as demais estações. São inúmeras comidas típicas Juninas que nos deixam com água na boca, não é mesmo?

Infelizmente, juntamente com o inverno também surgem as doenças mais comuns da estação. E se enganam os que pensam que somente as gripes e resfriados acometem a população nessa época do ano. Há outras doenças que podem render alguns dias de cama. Confira algumas delas:

Otite – Infecção de ouvido viral ou bacteriana capaz de causar bastante dor e inflamação decorrentes da secreção que está acumulada. Geralmente as crianças estão mais suscetíveis a otite que os adultos.

Pneumonia – Infecção nos pulmões (invasão de elemento infeccioso que ataca o espaço alveolar onde ocorrem as trocas gasosas), que pode ser causada por fungos, vírus, bactérias ou por reações alérgicas.

Amigdalite – Infecção das amígdalas que pode ser causada por vírus ou, menos comum, por bactérias.

Meningite – Inflamação das membranas (meninges) que englobam o cérebro humano, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos.

Rinite alérgica – Alergia originada da reação imunológica do corpo contra partículas que são inaladas e não reconhecidas pelo organismo, ou seja, alergia nasal causada por substâncias alergênicas encontradas no ar.

Bronquite – Inflamação dos brônquios, ou seja, inflamação das passagens por onde o ar passa para entrar nos pulmões. Pode se manifestar de maneira aguda: a duração é curta e é causada por vírus; crônica: onde o tempo de duração e frequência é maior, podendo ser causada por cigarros, poluição e gases tóxicos.

Sinusite – Inflamação dos seios nasais causadas por vírus, fungos ou bactérias.

Asma – Doença inflamatória crônica que acomete as vias aéreas, manifestando-se sem a necessidade de um agente provocador específico.

A maioria dessas doenças pode ser evitada se seguirmos alguns passos importantes, que são: manter a higiene adequada das mãos, manter-se em locais arejados, evitar expor-se ao frio sem agasalhos, manter a casa limpa, manter-se longe do cigarro, manter-se hidratado, consumir bastante alimentos ricos em vitamina C e não se esquecer de tomar as vacinas em dia.

É válido ressaltar que é sempre bom ter um plano de saúde para os casos de surgimento dessas doenças. Com o plano de saúde, os especialistas para cada doença anteriormente mencionada podem ser consultados. Estes prestarão todo o atendimento necessário para cada caso, auxiliando no tratamento e recuperação das doenças.

Cuide de sua saúde. Faça um plano para você!



 

Imagem cortesia de Supertrooper em FreeDigitalPhotos.net 

Compartilhar:
Somos uma empresa especializada em Seguros e Benefícios. Conte sempre conosco!Cotação Online