A gengivite consiste em uma inflamação que acomete a gengiva. Tal inflamação se dá pelo acúmulo de placa nos dentes e na própria gengiva. Essas placas se formam por alimentos consumidos que, quando não são removidos devidamente durante a escovação, formam placas que eliminam ácidos que causam irritações na mucosa da gengiva, dando origem a gengivite.
Quando a gengivite está em estágio inicial o seu quadro pode ser revertido, desde que seja procurada ajuda profissional. Mas quando a gengivite não é tratada ela pode se transformar em periodontite (quando os tecidos de suporte dos dentes são atingidos), causando problemas irreversíveis aos dentes.
Sintomas
Os sintomas da gengivite geralmente são:
- vermelhidão na gengiva;
- gengiva inchada;
- sensibilidade na gengiva;
- sangramento durante a escovação;
- mau hálito;
- gosto ruim na boca.
Prevenção
Manter a boca devidamente higienizada é fundamental para o não surgimento da doença. Nestes casos a escovação, o uso adequado do fio dental, a alimentação adequada e o não consumo de cigarro são importantes para que a doença não se desenvolva. Ir ao dentista regularmente e remover os tártaros é crucial para manter a saúde da gengiva e dos dentes em dia.
Imagem cortesia de Patrisyu em FreeDigitalPhotos.net