O cuidado com a saúde não tem idade. É preciso cuidar dela sempre, pois ela é o nosso bem maior. Com isso, com os idosos não é diferente. Eles precisam e devem manter um cuidado regular com a saúde. Para isso, é preciso dedicar-se e seguir algumas recomendações dadas pelos médicos. Mas, ainda assim, há alguns erros que os idosos comentem com relação ao cuidado com a saúde, que são:
Não exercitar-se fisicamente – Não é porque o corpo já atingiu a fase idosa que ele não precisa mais ser movimentado, muito pelo contrário. Nosso corpo requer movimentos, portanto, as atividades físicas são imprescindíveis. Há algumas atividades mais praticadas pelo pessoal da terceira idade, que são: caminhadas, hidroginástica e danças em geral. Encontre uma que melhor se encaixa no seu perfil e vá se exercitar! Nada lhe impede de praticar outras atividades, desde que o seu médico esteja ciente e lhe permita realizá-las.
Não exercitar a mente – Não é só o corpo que requer movimento. A mente também precisa ser trabalhada constantemente. Com a falta de exercício mental, você está mais suscetível às doenças mentais, como o Alzheimer. Leia livros, revistas, jornais, artigo online, etc. Os jogos de estratégia e de desafios também são ótimos para manter a mente sempre ativa.
Não se divertir – Ficar em casa parado não vai lhe trazer nenhum benefício. Aproveite que você já é aposentado e tem mais tempo livre para fazer coisas das quais você gosta como, por exemplo, visitar um amigo, participar de um grupo de atividades gerais, fazer trabalhos manuais, ser voluntários, dentre outras coisas que podem ser feitas por você para divertir-se e manter a vida em andamento. Não fique estagnado jamais, pois só lhe trará problemas de saúde.
Não fazer exames e não ir às consultas de rotina- É através dos exames e das consultas de rotina que você vai saber como anda a sua saúde. Portanto, compareça às consultas e realize todos os exames nas datas agendadas. É importante que você saiba como está o seu organismo ou, na pior hipótese, se alguma doença está se manifestando. Colabore com a sua saúde, pois ela é algo indispensável para você.
Medicações desnecessárias – Os remédios têm uma finalidade específica. Tomá-los “por tomar” não vai trazer nenhum benefício para a sua saúde, muito pelo contrário. Se uma determinada medicação não é necessária ao seu organismo, não é preciso tomá-la. Mantenha apenas os remédios que o médico lhe receitou. Em caso de dúvidas, retorne ao consultório e esclareça com o seu médico quais são aqueles remédios que você realmente deve tomar, mas jamais o tome sem saber se é necessário. Pense na sua saúde.
Não beber água – A água faz nosso organismo inteiro funcionar adequadamente, pois ele é aproximadamente revestido com 75% de água. Beber água regularmente faz com que você se mantenha sempre hidratado e livre de doenças. O ideal é consumir de 7 a 8 copos de água diariamente.
Não ter um plano de saúde – O plano de saúde é importante em todas as fases da vida, principalmente na velhice onde o cuidado com a saúde deve ser redobrado. Ter um bom plano de saúde para realizar exames, ter atendimento de urgência e emergência, para as consultas de rotina e etc, é extremamente fundamental. Além disso, o plano de saúde oferece tranquilidade, comodidade e segurança, pois tem diversos profissionais espalhados por vários lugares. Busque por um plano que caiba no seu bolso e que atenda todas as suas necessidades de forma eficaz e eficiente. Antes de contratar, pesquise bem para saber se ele realmente vai ser o melhor para você.
Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net