Caracteriza-se por uma inflamação da membrana que envolve os olhos, chamada de conjuntiva. Essa inflamação pode ocorrer em um ou nos dois olhos e se dá por infecção causada por fungos e bactérias (contagiosa, transmitida pelo contato direto com a secreção ou objetos que estejam contaminados), ou pode ser oriunda de alergias (não contagiosa) e irritações derivadas de produtos químicos, poluição, fumaça, produtos de beleza para os olhos, entre outros. A conjuntivite que normalmente se desenvolve nas pessoas é causada por pólen encontrado no ar.
Geralmente quem tem conjuntivite apresenta: coceira nos olhos acompanhada de vermelhidão e secreção, inchaço nas pálpebras, resistência à luz, olhos embaçados, dificuldade de abrir o olho ao acordar e sensação de areia dentro do olho.
O tratamento da conjuntivite é determinado pelo seu médico do plano de saúde, de acordo com o tipo de causador. É comum, para aquelas causadas por fungos e bactérias, que o oftalmologista recomende o uso de colírios antibióticos. A higiene também um fator fundamental para o tratamento da conjuntivite, sendo importante manter as mãos sujas longe dos olhos. Compressas de água gelada e filtrada também auxiliam no tratamento da conjuntivite.
Imagem cortesia de Serge Bertasius Photography em FreeDigitalPhotos.net