Conheça algumas das patologias que mais acometem os idosos

As doenças não escolhem pessoas, classe social ou qualquer coisa do tipo. Elas simplesmente podem acometer qualquer um em qualquer momento. Entretanto, existem algumas doenças que seus surgimentos são mais comuns em um dado momento da vida. O momento ao qual, neste caso, faz-se referência é a velhice.

Os idosos já viveram várias fases da vida até chegarem à idade que estão agora. Durante essas outras fases (exceto se o indivíduo já nasceu com algum problema de saúde ou desenvolveu durante a juventude), certamente eles não precisaram de tanto acompanhamento médico quanto agora, tendo em vista que na velhice os cuidados são redobrados.

O que o pessoal da terceira idade e seus familiares precisam estar sempre em alerta é com relação às doenças que são mais comuns de acometerem os idosos. É importante conhecer as doenças para saber qual profissional de saúde buscar caso elas surjam. Confira:

Mal de Alzheimer – Sendo neuro-degenerativa, o Alzheimer provoca perda de memória, traz transtornos significativos na parte de aprendizagem, orientação e compreensão. O idoso pode até não mais reconhecer sua família e amigos, por exemplo, o que causa grande dor e tristeza. 4% dos idosos são acometidos por essa demência.

Mal de Parkinson – Caracterizado como um distúrbio no cérebro, o mal de Parkinson faz com que o idoso tenha tremores incontroláveis e rigidez nos músculos. Embora seja mais comum de surgir durante a terceira idade, o seu aparecimento pode acontecer a partir dos 35 anos.

AVC – O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o rompimento ou entupimento dos vasos responsáveis por levar sangue ao cérebro humano, ocasionando na paralisia da área do cérebro onde não recebeu a devida circulação sanguínea. Doença muito frequente nos idosos.

Hipertensão arterial – Também conhecida como pressão alta, faz com que o idoso tenha níveis altos da pressão arterial. 3% dos idosos sofrem com essa doença, principalmente pelo consumo exagerado de sal.

Diabetes – A diabetes é caracterizada pelo alto teor de açúcar no sangue e se trata de uma doença bastante comum na velhice, porém pode se manifestar em outras fases da vida.

Infarto – É um ataque ou parada do coração consequente da obstrução delongada do fluxo sanguíneo que leva ao músculo cardíaco (miocárdio), danificando ou matando parte do músculo. Cerca de 11% dos idosos são acometidos.

Haja visto o apresentado acima, reforça-se a necessidade dos idosos terem planos de saúde. Há especialistas para tratar de cada doença listada anteriormente, ainda que o seu quadro não possa ser curado. É fundamental que esses idosos continuem indo regularmente ao médico para que a saúde deles esteja sempre bem supervisionada e cuidada.

 

Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net

Compartilhar:
Somos uma empresa especializada em Seguros e Benefícios. Conte sempre conosco!Cotação Online