Sabemos que os medicamentos nos auxiliam e muito no combate às inúmeras doenças existentes. Mas é necessário atentar-se ao consumo excessivo desses medicamentos, pois, ao invés de ajudar, eles podem acabar trazendo ainda mais problemas de saúde decorrente do uso excessivo. Veja:
O Dorflex é um remédio muito conhecido. Seus efeitos são notórios em pessoas com dores musculares e dores de cabeça. Para agir, ele requer de 15 a 30 minutos. Dentre os elementos de sua composição está a orfenadrina (medicamento com potencial tóxico) que, em dosagens altas, causa aumento do ritmo cardíaco, arritmias cardíacas, palpitações, aumento da pressão intraocular, etc. Em alguns caso pode levar à morte.
A Aspirina é ácido acetilsalicílico (AAS) utilizado para amenizar dores e febres. Ela também serve para afinar o sangue, o que dificulta na formação de coágulos e de trombos. Mas, mesmo com seus efeitos positivos, se houver dosagem excessiva podem ocorrer gastrites, úlceras gástricas, duodenais e até mesmo hemorragia digestiva.
O Paracetamol (acetaminofeno) é um remédio com propriedades analgésicas e também indicado em casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Ele se trata de um remédio com efeitos colaterais baixos, porém existentes. O efeito colateral mais conhecido é a lesão aguda do fígado (toxicidade hepática), que é causada quando há ingestão excessiva desse medicamento. É válido ressaltar que a combinação de paracetamol e álcool é totalmente indevida.
A Neosaldina é um medicamento muito conhecido pela sua eficácia contra dores de cabeça. Ele é composto por dipirona sódica, cloridrato de isometepteno e cafeína. Porém, a neosaldina também pode causar alergias graves, hemorragias na pele e até alterações nas células sanguíneas. Em alguns casos pode haver choque anafilático.
O Omeprazol é um medicamento utilizado em casos de dores estomacais. De um modo geral, seus benefícios são maiores que os efeitos colaterais, mas isso não significa que não haja danos à saúde. O seu uso indevido causa insuficiência renal crônica, gastrite atrófica, hipomagnesemia (falta de magnésio no sangue) e toxicidade hepática. Em outros casos, pode ocorrer o surgimento de cistos glandulares gástricos, podendo ser benignos ou malignos.
Antes que faça o uso de algum medicamento, busque por um médico do seu plano de saúde e o reporte os sintomas. Somente o médico está apto para lhe auxiliar a tomar os medicamentos de forma correta. A automedicação é perigosa e pode trazer sérios riscos à sua saúde, incluindo a morte.
Preocupe-se com a sua saúde e faça hoje mesmo um plano de saúde para você!
Imagem cortesia de jk1991em FreeDigitalPhotos.net