Saúde da Gestante: conheça alguns passos capazes de garantir uma gestação saudável

Tenha um plano de saúde- Busque, primeiramente, por um atendimento de qualidade que garanta o bem-estar próprio e do bebê. Pesquise e se informe sobre a operadora de saúde antes de contratá-la. Lembre-se que você precisará de um plano com obstetrícia. Fique de olho na carência. O ideal é já ter o plano de saúde antes mesmo de começar a se programar para engravidar, por causa da carência.

Saúde é tudo- Durante a gravidez é importante pensar que a responsabilidade é em dobro. A mãe precisa estar bem para que seu bebê também esteja, ou seja, a saúde de ambos é extremamente importante. Para isso, é preciso realizar todo um acompanhamento, exames e procedimentos durante a gestação para garantir que ambos estarão saudáveis. Lembre-se que o médico é a pessoa mais indicada para sanar todas as dúvidas existentes.

Psicológico estruturado- Estresse e desavenças são ruins para qualquer pessoa, ainda mais para uma gestante. Essas situações onde os nervos ficam aflorados podem prejudicar a saúde física e mental da gestante, sem falar que podem trazer complicações maiores para o bebê. Evitar as mudanças de humor ocasionadas pelos hormônios e os momentos em que a grávida está mais emotiva que de costume é quase impossível. Mas as situações estressantes devem ser mantidas fora do círculo de convivência da gestante em prol da saúde dela e do seu bebê.

Cuidado para não se machucar- A barriga cresce a cada mês que passa. Com isso, a gestante pode ter problemas para se locomover devido ao inchaço e peso adquirido. Por causa da barriga grande, muitas vezes a grávida não consegue ver o que está em seu caminho (principalmente coisas do joelho pra baixo) e acaba esbarrando, tropeçando ou escorregando. Esses pequenos acidentes podem trazer problemas maiores, por isso é preciso tomar cuidado com tapetes, pisos molhados, escadas, entre outros. Se possível for, remova as coisas que podem causar lesões ou machucados até que o período gestacional acabe.

Conte tudo ao médico- Desde o desejo mais “bobo” ao incômodo mais grave, o médico deve estar ciente. Há coisas que são comuns de serem sentidas por uma gestante e outras não. Como o organismo de ninguém é igual, é preciso relatar tudo para que o médico acompanhe detalhadamente à gravidez. É preciso buscar ajuda imediata em casos de sintomas súbitos e agudos.

Cuidado com o que você ingere- Cafeína, refrigerantes e energéticos em excesso trazem problemas ao bebê. O café não precisa ser cortado definitivamente, baste ser ingerido com moderação. Mas os refrigerantes e os energéticos devem ser cortados para garantir a saúde do bebê.

Álcool e cigarro nem pensar! – “Vou fumar só um cigarrinho”, “Um copinho não faz mal algum”. São frases que, infelizmente, algumas gestantes pronunciam ao pensarem que a menor quantidade de álcool e de cigarro não trarão problemas aos seus bebês. Álcool e cigarro podem fazer com que o bebê nasça com deficiências ou, até mesmo, podem provocar abortos. Álcool e cigarro nem pensar!

Descanso merecido- Chegará um momento em que as dores virão. Sejam nas costas ou nas pernas, elas virão. Serão decorrentes do peso da barriga. O que se tem a fazer é relaxar, descansar merecidamente. Não é recomendado fazer muito esforço. Não pegue peso e nem fique em pé por muito tempo.

Faça atividades físicas leves- Para que as gestantes tenham qualidade de vida e saúde, é importante que elas pratiquem atividades físicas leves como caminhadas (à noite ou logo pela manhã por causa do sol) e hidroginástica.

Mantenha uma alimentação saudável- Coma o suficiente para garantir o bem-estar próprio e do bebê. Siga as dicas do seu médico e se alimente da forma como ele recomendar. As dietas que os médicos prescrevem são ricas com tudo aquilo que a mãe e seu bebê precisam para ter saúde. Cuidado com doces e coisas gordurosas.

Imagem cortesia de Nenetus em FreeDigitalPhotos.net

Compartilhar:
Somos uma empresa especializada em Seguros e Benefícios. Conte sempre conosco!Cotação Online