Cálculo Renal: o que é e como o plano de saúde pode ajudar?

O cálculo renal ou pedra nos rins é caracterizado por uma massa em estado sólido constituída por cristais pequenos (capazes de provocar fortes dores) que geralmente são encontrados nos rins, mas que podem estar presentes em qualquer órgão do sistema urinário. Pesquisas dizem que tanto homens quanto mulheres poderão ter cálculo renal em um dado momento do ciclo vital, onde as possibilidades são maiores para os homens.

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento do cálculo renal, tais como: histórico da doença na família, alto consumo de proteína e baixo consumo de fibras e líquidos, sal em excesso, obesidade e falta de exercícios físicos.

A maioria dos pacientes que apresentam cálculo renal não ingere a quantidade adequada de líquido, fazendo com que o corpo não esteja hidratado o suficiente. É importante manter-se hidratado e fique atento aos sintomas:

  • Dor lombar, podendo se estender para abdome inferior e região genital;
  • Vontade de urinar, porém há ausência da urina;
  • Ardência ao urinar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Presença de sangue na urina.

E como o plano de saúde pode ajudar no caso de cálculo renal?

O plano de saúde oferece aos seus usuários atendimentos com profissionais especializados para o trato do cálculo renal. Alguns exames são necessários para o diagnóstico da pedra nos rins, tais como: ultrassonografias, radiografia e tomografia abdominais; exames de sangue e urina, e ambos são ofertados pelas diversas operadoras de planos de saúde do mercado atual. É válido ressaltar que o atendimento público é demorado e o particular possui custo bem mais elevado e pode desestruturar seu orçamento.

Cuide bem da sua saúde. Tenha um plano de saúde de qualidade!

Compartilhar:
Somos uma empresa especializada em Seguros e Benefícios. Conte sempre conosco!Cotação Online