O plano de saúde individual é restrito a um único usuário, ou seja, somente um indivíduo poderá usufruir dos serviços que este plano proporciona. Este plano é comumente encontrado em duas opções que você, pessoa física, pode aderir com facilidade:
• Plano de saúde individual com coparticipação – o usuário arca com os custos da mensalidade do plano e, além disto, também paga taxas por cada consulta e/ou exame realizados.
• Plano de saúde individual sem coparticipação – o usuário arca unicamente com os custos das mensalidades, sem que haja necessidade de pagamento de taxas por consulta e/ou exame realizados.
As taxas do plano individual com coparticipação são cobradas de acordo com cada operadora, podendo haver variação do valor entre uma e outra.
É válido ressaltar que quanto mais completo for o plano, maior será o valor do investimento. Há uma variedade de serviços adicionais que o usuário poderá incluir. Por isso é preciso, antes de qualquer coisa, analisar suas necessidades para saber se o plano escolhido irá supri-las. Para fazer essa análise, leve em consideração também os locais onde há atendimento disponível, pois a cobertura do plano pode ser regional, nacional ou internacional. A rede credenciada também deve ser verificada para que o usuário saiba para onde se dirigir (clínicas, hospitais, laboratórios, etc.) quando buscar por atendimento médico.
Contratando um Plano de Saúde Individual
O processo de contratação de um plano de saúde individual qualificado consiste, basicamente, em:
• Analisar a situação do plano escolhido no mercado, ou seja, verificar se ele é recomendado por usuários;
• Pesquisar sobre sua cobertura;
• Analisar e comparar valores;
• A contratação geralmente é realizada por intermédio de um corretor. Busque por aquele que melhor entenda suas necessidades;
• Um contrato contendo fielmente os serviços contratados deve ser firmado entre as partes (contratado e contratante). Leia-o atentamente antes de assiná-lo para se certificar de que tudo que foi requisitado/acordado esteja devidamente explicitado no contrato;
• Defina uma forma de pagamento das mensalidades de acordo com as opções ofertadas pela operadora e uma data que seja viável para que o mesmo seja realizado;
• Atente-se ao tempo de carência para o uso dos serviços contidos em seu plano.
O processo de contratação pode ser mais simples com auxílio de uma corretora. Fale com a gente!